O filme Casper (1995) faturou US$ 290 milhões nos cinemas e gerou uma enxurrada de jogos licenciados — a maioria esquecível. Mas existe um título que nunca saiu do Japão e carrega um segredo na trilha sonora: a assinatura de um compositor lendário de Castlevania.
Qual é o jogo do Casper exclusivo do Japão que tem música de Castlevania?
Casper para super famicom, lançado apenas no mercado japonês em 1996 pela Natsume, é um action-platformer que adapta o filme da Universal/Amblin. Diferente das versões ocidentais para game boy, genesis e snes (esta última desenvolvida por outro estúdio), o cartucho japonês traz arranjos musicais creditados a Michiru Yamane — a compositora por trás de trilhas icônicas de Castlevania: Symphony of the Night, Bloodlines e Order of Ecclesia.
Por que esse jogo nunca saiu no Ocidente?
Licenciamento fragmentado. A Universal distribuiu os direitos por região: a Natsume ficou com o Japão, enquanto a Absolute Entertainment (EUA) e a Bonsai Entertainment (Europa) lançaram versões distintas para SNES/Genesis. O cartucho japonês usa engine e level design próprios, mais próximos de um Metroidvania leve do que do platformer genérico ocidental. A Nintendo of America e a Sega of America não viram apelo comercial para trazer uma terceira versão do mesmo filme — o mercado já estava saturado de tie-ins ruins.
Quem compôs a trilha sonora e qual a conexão com Castlevania?
Michiru Yamane assina a trilha ao lado de Kinuyo Yamashita (veterana de Castlevania original e mega man x3). Yamane entrou na Konami em 1988 e definiu o som gótico-sinfônico da série a partir de Castlevania: Bloodlines (1994). No Casper japonês, ela aplica a mesma técnica de layering de sintetizadores FM do chip S-SMP do Super Famicom, criando atmosferas melancólicas que destoam do tom "família" do filme. Faixas como "Ghostly Mansion" e "Whispering Halls" poderiam figurar em Symphony of the Night sem destoar.
Como era a jogabilidade desse título obscuro?
- Exploração não-linear na mansão Whipstaff, com chaves e power-ups que abrem novas alas
- Casper voa livremente (mecânica de voo limitada por medidor de energia)
- Combate contra os tios Stretch, Stinkie e Fatso como chefes de fase
- Colecionáveis: páginas do diário de Kat Harvey e memórias do pai de Casper
- Final alternativo se todos os itens forem reunidos
A estrutura lembra Castlevania: Symphony of the Night em miniatura — mapa interconectado, backtracking recompensado, progressão baseada em habilidades. Não é coincidência: a Natsume tinha desenvolvedores que trabalharam em Castlevania: Dracula X (SNES) e absorveram a filosofia de design.
Vale a pena buscar esse jogo hoje em dia?
Se você curte arqueologia de games ou trilhas de Yamane, sim. O cartucho físico custa caro no mercado de colecionadores (média de US$ 150-300 solto), mas a ROM circula em comunidades de preservação. A emulação no SNES9x ou bsnes roda perfeito. O jogo tem legendas em japonês simples — conhecimento básico de katakana/kanji ajuda, mas a progressão é intuitiva. Não espere obra-prima: a física de voo é travada, hitboxes são injustas e a dificuldade pica no terço final. O valor está na trilha e no design de fases que antecipa o Metroidvania portátil que a Konami faria anos depois no GBA/DS.
O lado que ninguém tá vendo
O Casper japonês expõe como o mercado de tie-ins dos anos 90 funcionava como laboratório silencioso. Estúdios como Natsume, Konami e Capcom usavam licenças "menores" para testar mecânicas, engines e compositores sem a pressão de uma IP principal. Yamane pôde experimentar texturas orquestrais no chip S-SMP que depois refinaria em Symphony of the Night. O mesmo ocorreu com Aladdin (Capcom/Virgin), The Lion King (Westwood) e Goof Troop (Capcom) — jogos "para crianças" que escondem design de nível de elite.
A lição: não subestime o cartucho feio na prateleira. A história do game design muitas vezes está escrita nas licenças que ninguém levou a sério.


